Membros

Rita do Perpétuo Socorro Barbosa de Oliveira

Líder

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (1985), especialização em Língua Portuguesa pela mesma Universidade (1989), mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Letras – Literatura Portuguesa pela PUC-Rio (2010). É professora adjunta do Departamento de Língua e Literatura Portuguesa e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Amazonas, atuando com ênfase em Literatura Portuguesa. Lider do Grupo de Estudos e Pesquisas em Literaturas de Língua Portuguesa – GEPELIP e editora da Revista Decifrar.

CV: http://lattes.cnpq.br/2602637105704791

Enviar e-mail para: ritapsocorro@gmail.com

Marcos Frederico Krüger Aleixo

Líder

Possui mestrado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982) e doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: Amazônia, estudos literários, literatura regional, poesia e literatura brasileira.

CV: http://lattes.cnpq.br/8302225272067037

Enviar e-mail para:

Adriana Cristina Aguiar Rodrigues

Pesquisadora

Graduada em Letras, Língua Portuguesa, pela Universidade do Estado do Amazonas (2011). Mestra em Letras, Estudos Literários, pela Universidade Federal do Amazonas (2013). Doutorado em andamento em Teoria e História Literária na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com pesquisa financiada pela CAPES, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (FAPEAM). É professora Assistente de Literatura na Universidade Federal do Amazonas. Desenvolve pesquisas relacionadas, principalmente, aos seguintes temas: Literatura, História e Memória; Literatura e violência; Literatura e testemunho; Literatura africana em língua portuguesa; Literatura angolana; Estéticas angolanas contemporâneas.

 CV: http://lattes.cnpq.br/9278740455853968

Enviar e-mail para: adrianaguiarodrigues@gmail.com

António Guimarães da Silva Pinto

Pesquisador

Possui graduação em Filologia Clássica pela Universidade de Coimbra (1978), mestrado em Literaturas Clássicas pela Universidade de Coimbra (1995) e doutorado em Ciências da literatura pela Universidade do Minho (2001). Foi professor da Fcauldade de Filosofia e Letras da Universidade de Granada, Espanha. Ao abrigo de uma bolsa de pós-doutorado do Ministério da Ciência e Tecnologia, de Portugal, desenvolveu trabalhos de pesquisa na Universidade Católica Portuguesa. É professor adjunto de latim e grego do ICHL, na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Em 2015 fez um pós-doutorado na Universidade da Aveiro, centrado na obra lírica do poeta neo-latino Manuel Pimenta. A sua atividade centra-se na área de Letras, com ênfase nas Literaturas Clássicas, privilegiando os seguintes temas e autores: literatura novilatina, humanismo português, controvérsia religiosa, Jerónimo Osório, Diogo de Teive, Diogo de Paiva de Andrade, André de Resende, António Luís, Duarte de Sande, Manuel Pimenta, Manuel Álvares, Pietro Andrea Mattioli e Erasmo. Traduziu pela primeira vez para português a novela “Gaspar Ruiz”, de Joseph Conrad. 

CV:http://lattes.cnpq.br/9121224381653814

Enviar e-mail para:

Auricléa Oliveira das Neves

Pesquisadora

Possui mestrado e doutorado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2005 e 2009). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, Literatura Brasileira e Literatura Amazonense. É membro da Associação Brasileira de Literatura Comparada-ABRALIC, da Associação Latino-americano de Literatura e Teologia-ALALITE, da Academia Marial de Aparecida-AMA, da Academia de Letras do Brasil/AM, da Associação das Ex-alunas e Ex-alunos FMA e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Literaturas de Língua Portuguesa – GEPELIP/Capes. É professora assistente do curso de Letras Presencial Mediado por Tecnologia da Universidade do Estado Amazonas no Núcleo de Estudos Superiores de Manacapuru-AM.

 CV: http://lattes.cnpq.br/5168560066715693

Enviar e-mail para: auricleaneves@gmail.com

Carlos Antônio Magalhães Guedelha

Pesquisador

Doutor em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2013), com área de concentração em Teoria e Análise Linguística. Doutorado com bolsa parcial da Fapeam; Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam, 2001), com foco em estudos literários; Graduado em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam, 1993); Experiência profissional desde 1985 na educação básica em escolas diversas da rede pública e privada de Manaus; Professor da Universidade Federal do Amazonas desde 2005; Experiência na área de Letras, com ênfase nas interfaces da Linguística e da Literatura, trabalhando principalmente com os seguintes temas: diálogos de saberes, teoria e crítica literária, literatura amazônica, metáfora, teorias da enunciação, usos da linguagem; Líder do Grupo de Estudos da Metáfora e Pesquisas em Língua e Literatura da Expressão Amazônica (Gremplexa), certificado pelo CNPq; Autor e organizador de livros diversos de literatura, linguística e poesia. 

  CV: http://lattes.cnpq.br/7081769664734266

Enviar e-mail para:

Francisca de Lourdes Souza Louro

Pesquisadora

Licenciada em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (1996). Especialista em Literatura Brasileira Moderna e Pós-Moderna (2005). Mestre e Doutora em Poética e Hermenêutica pela Universidade de Coimbra em 2012. É professora concursada pela Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Amazonas. Atua no Magistério Superior, desde 1997, ministrando as disciplinas de Língua Portuguesa, Teoria Literária, Estudos Literários e Filosóficos, Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa, Literatura Amazonense, Literatura Infanto-Juvenil, Cultura Brasileira e Cultura Amazônica. Membro Colaborador da I & D – Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos sediado na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, a partir de dezembro de 2009. Membro do Centro de Pesquisa da Universidade Federal do Amazonas na área de Literatura- UFAM. Atualmente é Professora na Universidade do Estado do Amazonas-UEA. Faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas em Literaturas de Língua Portuguesa – GEPELIP. Pós-Doutorado na Universidade Federal do Amazonas – UFAM, sob a Orientação do Doutor José Aldemir de Oliveira, Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades na Amazônia _ NEPECAP. Atualmente faz parte do Grupo de Estudos Semióticos – GES- da Universidade Estadual do Amazonas – UEA.

  CV: http://lattes.cnpq.br/5665029223602668

Enviar e-mail para: lourdeslouro@yahoo.com.br

Isadora Santos Fonseca

Pesquisadora

Possui Licenciatura em Letras – Língua e Literatura Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM (2013) e Mestrado em Letras – Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) também da Universidade Federal do Amazonas (2016) . Tem experiência em Pesquisa Científica na área de Estudos Literários com ênfase em análise de poemas e estudo comparado entre Cecília Meireles e Sophia de Mello Breyner Andresen, sendo membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Literatura de Língua Portuguesa – GEPELIP. Foi professora substituta em Língua e Literatura Portuguesa na Faculdade de Letras – FLET/UFAM – nos anos 2018 e 2019. Atualmente é professora efetiva de Língua Portuguesa na Secretaria de Estado de Educação e Desporto -SEDUC/AM .

 CV: http://lattes.cnpq.br/2257784079538038

Enviar e-mail para: isadora.s.fonseca@gmail.com

José Benedito dos Santos

Pesquisador

Doutorando em Literatura Brasileira na Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Letras (Área de Concentração em Estudos Literários), com a Dissertação “Vozes emergentes: uma leitura do romance Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra”, de Mia Couto. A pesquisa foi orientada pela Profª. Drª Rita Barbosa de Oliveira (Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e arguida pelos Professores Doutores Anita Moraes Rodrigues Martins (Universidade Federal Fluminense) e Marcos Frederico Krüger Aleixo (Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) que destacaram, em Ata “a dissertação possui excelente nível argumentativo e analítico, revela conhecimento da bibliografia própria da área de investigação, dando efetiva contribuição aos estudos das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa”. Especialista em Língua Portuguesa com Ênfase em Produção Textual, pela mesma Universidade. Graduado em Letras (Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas) pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Entre as linhas de interesse para investigação em Literatura constam os estudos sobre memória, mito nas literaturas brasileira, afro-brasileira e africanas escritas em Língua Portuguesa. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Literaturas de Língua Portuguesa – GEPELIP – Coordenado pela Profª. Drª. Rita do Perpétuo Socorro Barbosa de Oliveira. Vice-coordenador do projeto Poesia, Prosa e Cinema no Amazonas: 1996-2016. Membro do GES (Grupo de Estudos Semióticos, Literatura, Cultura e Outras Artes), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), sob a coordenação dos professores Socorro Viana de Almeida e Victor Leandro da Silva.

 CV: http://lattes.cnpq.br/8412446490905383

Enviar e-mail para: profbenesantos@hotmail.com

Kenedi Santos Azevedo

Pesquisador

Possui Graduação em Letras – Língua e Literatura Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas (2010) e Mestrado em Letras: Literatura Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013). Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Literaturas de Língua Portuguesa – GEPELIP/ UFAM e do Grupo de Estudos Semióticos: Literatura, Cultura, e outras Artes – GES/ UEA. Professor Substituto no curso de Letras – Língua e Literatura Portuguesa da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) nos anos de 2012-2014 e Professor Temporário do Curso de Letras Mediado por Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) nos anos de 2015-2019. Professor Substituto do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia da UFAM. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando nos seguintes temas: Literaturas de Língua Portuguesa.

  CV: http://lattes.cnpq.br/9855078383230746

Enviar e-mail para: kenedi.santosazevedo@gmail.com

Maria Luiza Germano de Souza

Pesquisadora

Doutoranda UnB – Programa Pós – Lit. Área de Concentração: Literatura e Práticas Sociais (2018). Mestra em Sociedade e Cultura na Amazônia (2010), Especilalista em Literatura Brasileira Moderna e Pós-Moderna(2003/2004)- UFAM. Graduação em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas (2006) e graduação em Letras Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas (2002). É professora Assistente de Língua Portuguesa na Universidade Federal do Amazonas, atuando sobretudo nas áreas de Literatura Amazonense, mito, regionalismo literário, teoria literária e produção de texto

  CV: http://lattes.cnpq.br/0624168238763044

Enviar e-mail para: germanoletras@gmail.com

Maria Sebastiana de Morais Guedes

Pesquisadora

Possui graduação em Letras Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas(1997) e mestrado em Natureza e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas(2001). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Amazonas e Membro de corpo editorial do Anuário Amazônico de Letras. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira. Atuando principalmente nos seguintes temas:Francisco Perreira da Silva, Modernismo no Amazonas, Literatura Amazonense, Orfismo na Amazônia.

   CV: http://lattes.cnpq.br/1313568869242767

Enviar e-mail para: msmguedes@yahoo.com.br

Matthews Carvalho Rocha Cirne

Pesquisador

Graduado em Letras – Língua e Literatura Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), possui mestrado em Letras Vernáculas (Literatura Portuguesa) e especialização em Literaturas Portuguesa e Africanas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Cursa o doutorado em Letras Vernáculas, com área de concentração em Literaturas Portuguesa e Africanas, na mesma instituição. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Literaturas de Língua Portuguesa (GEPELIP/UFAM) e do grupo de pesquisa Escritas do Corpo Feminino (UFRJ).

   CV: http://lattes.cnpq.br/3514706715821525

Enviar e-mail para: matthews_cirne@hotmail.com

Priscila Vasques Castro Dantas

Pesquisadora

É doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas. Possui mestrado em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, na área de Estudos Literários, da Universidade Federal do Amazonas (2018). Possui graduação em Letras – Língua e Literatura Portuguesa – pela Universidade Federal do Amazonas (2006). É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Literaturas de Língua Portuguesa (UFAM) e do Grupo de Estudos Subjetividades, Povos Amazônicos e Processos de Desenvolvimento Humano (UFAM). Integra, ainda, o Laboratório de Neurodidática e Formação de Professores (UFAM). É também Técnico Legislativo Municipal na Câmara Municipal de Manaus – AM (do quadro efetivo do Poder Legislativo Municipal desde 2005) e integra o colegiado do Conselho Municipal de Educação, onde representa a Câmara Municipal de Manaus como conselheira titular (desde 2018). Atua, ainda (desde abril de 2019), como professora substituta na Universidade Federal do Amazonas, no Curso de Letras – Língua e Literatura Portuguesa, onde já atuou, na mesma função, entre os anos de 2009 e 2010. Também já atuou como professora formadora no PARFOR – Universidade Federal do Amazonas, no curso de Letras – Língua e Literatura Portuguesa (2010-2012) e como professora colaboradora na Universidade do Estado do Amazonas, no curso de Letras Mediado por Tecnologia (2018).

    CV: http://lattes.cnpq.br/9460408881000132

Enviar e-mail para: priscilavasques84@gmail.com