Projetos de Pesquisa e Extensão

Poesia, prosa e cinema no Amazonas: 1996-2016

Período: 2017-

Descrição: A proposta pretende realizar pesquisa em obras literárias publicadas no Amazonas no período delimitado, de modo a efetuar a compilação, seleção, análise, palestra e publicação de artigos científicos, ensaios e resenhas de crítica literária, além apresentar os resultados parciais das atividades de pesquisa em eventos científicos na área de abrangência do tema, com a participação de membros pesquisadores e estudantes do Grupo de Estudos e Pesquisas em Literaturas de Língua Portuguesa – GEPELIP, ligados ao Programa de Pós- Graduação em Letras da Universidade Federal do Amazonas e professores pesquisadores da Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Amazonas, da Secretaria de Educação do Estado do Amazonas (SEDUC) e da Secretaria Educação de Manaus (SEMED), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Escola Superior Batista do Amazonas (ESBAM) e Universidade de São Paulo (USP). O corpus da investigação proposta, delimitado entre 1996 a 2016, é constituído das obras dos seguintes autores: Catarina Lemes Pereira, Kenedi Azevedo, Marta Cortezão, Pollyana Furtado, Carlos Antônio Guedelha, na poesia; Ilko Minev, Izis Negreiros, Jan Santos, Lajosy Silva, Rogel Samuel, Sandra Werneck, na prosa; José Aldemir, Tenório Telles, na crônica; e Carlos Garcia, Roberto Roger, Anderson Mendes, Izis Negreiros, no cinema. A opção por esses autores reside no fato de sua produção literária estar inserida entre 1996 a 2016, e, pela produção recente, suas obras ainda não terem sido objeto de investigação da crítica literária e de cinema no meio acadêmico, e/ou no meio jornalístico. Além desses aspectos, a pesquisa apresenta-se como possibilidade de contribuir com a fortuna crítica dos mencionados autores e cineastas e promover conhecimento das publicações, direções e produções mais recentes, especialmente as dos escritores, diretores e produtores mais novos no cenário literário e cinematográfico no Estado do Amazonas

Literatura no Amazonas: 1954-2010

Período: 2013-2016

Descrição: O Projeto de pesquisa intitulado Literatura no Amazonas: 1954-2010 visa pesquisar obras literárias no referido período, empregando como método o ponto de vista histórico e literário, por meio da compilação das edições das obras dos seguintes autores: Allison Leão, Arthur Engrácio, Benjamin Sanches, Carlos Gomes, Erasmo Linhares, Márcio Souza, Milton Hatoum, Paulo Jacob e Vera do Val, na prosa; Alcides Werk, Aldísio Filgueiras, Alencar e Silva, Astrid Cabral, Elson Farias, Ernesto Penafort, Farias de Carvalho, Jorge Tufic, Luiz Bacellar, Luiz Ruas, Max Carpenthier, Simão Pessoa, Thiago de Mello e Zemaria Pinto, na poesia; Márcio Souza e Nereide Santiago, no teatro. Suas obras serão compiladas, juntamente com a fortuna crítica. Arquivo com as bibliografias ativa e passiva das obras dos autores objeto de investigação serão criados e produzidos textos analíticos. Será feita a organização dos textos produzidos para posterior publicação em formato de revista científica, além de realização de palestras com os resultados finais da investigação. A análise das obras aliará o conhecimento de teoria e de crítica literária, que trata de conceitos, categorias e procedimentos artísticos relativos ao poema, prosa de ficção e teatro, ao conhecimento dos métodos de crítica literária, entendendo que o caráter temático de cada obra a que se propõe investigar convocará o diálogo com teóricos e críticos de determinada linha de pensamento. Citamos, a propósito do primeiro tipo de conhecimento, A Arte da Poesia, de Ezra Pound, e do segundo, os ensaios Literatura e Sociedade, de Antonio Candido. 

Fio de Linho da Palavra: poesia e prosa literária em língua portuguesa, 2ª edição

Período: 2013 – 2014

Descrição: Em virtude de a Resolução 027/2008 – CONSEPE, em seu Artigo 15 do Capítulo II, Seção I, orientar que “o prazo para execução dos projetos de pesquisa que não disponham de apoio financeiro institucional, será de até 02 (dois) anos, enquanto que o projetos com financiamento externo terão como prazo de execução aquele fixado pela respectiva agência de fomento”, damos continuidade ao projeto de pesquisa Fio de linho da palavra – poesia e prosa literária em língua portuguesa, que foi executado de janeiro a dezembro de 2012, agora intitulado Fio de linho da palavra – poesia e prosa literária em língua portuguesa, 2ª. Edição. Para isso, apresentamos a seguir novamente a proposta ao DLLP, conforme instrução do DAP-PROPESP. Movidos pelo interesse de aprofundar o conhecimento da expressão literária em língua portuguesa, elegemos um corpus para investigação que contempla tal diversidade cultural, consistindo de obras de poesia e de prosa de autores africanos, brasileiros e portugueses. Para isso, planejamos realizar atividades em duas etapas, constituindo a primeira na seleção, exercício e recital de textos literários acima discriminados, e a segunda na produção de artigos científicos e apresentação de painel e comunicação sobre os mesmos textos. Ambas as fases serão executadas por discentes voluntários do curso de Letras ? Língua e Literatura Portuguesa de períodos diferentes que demonstraram interesse pela pesquisa em literatura de língua portuguesa, os quais serão orientados por professores da grande área de Linguística, Letras e Artes.

Fio de Linho da Palavra: poesia e prosa literária em língua portuguesa

Período: 2012 – 2013

Descrição: O projeto “Fio de linho da palavra: poesia e prosa literária em língua portuguesa” é formado por pesquisadores orientadores e por discentes voluntários do curso de graduação em Letras – Língua e Literatura Portuguesa, que se propõem a investigar obras de autores produzidas em língua portuguesa e delimitadas do Modernismo a 2011, com a finalidade de realizar dois recitais de literatura, em que os discentes voluntários irão dramatizar poemas e trechos de prosa literária, após realizarem exercícios de expressão corporal e verbal, além de produzir, juntamente com os pesquisadores orientadores, textos de análise literária dos mesmos textos. A fundamentação teórica para a atividade de expressão e leitura consistirá das idéias de Claude Renaud e de Pierre Weil; para a análise literária, corresponderá às idéias de Mikhail Bakhtin sobre a polifonia poética e de Gaston Bachelard sobre a teoria do imaginário poético; e, para a elaboração do texto científico, da ordenação proposta por Marina Marconi e Eva Lakatos.